Saúde de Adultos

Na USF Descobertas disponibilizamos a Consulta de Saúde de Adultos que se destina a uma população adulta (idade superior a 18 anos) saudável ou portadora de doenças crónicas que NÃO requeiram uma avaliação frequente. Permite identificar as necessidades de saúde individuais, familiares, intervindo de forma personalizada.

Está preconizada a realização de uma consulta médica a cada 1 a 3 anos, contudo NÃO existe uma periodicidade de acompanhamento bem definida, dependendo esta da idade, tipo de patologias crónicas e atividades preventivas como a vacinação ou os rastreios oncológicos.

Sr. Doutor, queria fazer os “exames de rotina”!

 

Um mito muito presente na população geral é o conceito de exames de rotina ou check-up anuais. 

A prática de requisitar exames por rotina NÃO parece trazer qualquer vantagem clínica quando comparada com uma estratégia de requisição de exames apenas quando são determinantes para responder a questões clínicas ou para auxiliar em decisões terapêuticas. Adicionalmente, a requisição de exames por rotina pode causar ou facilitar eventos adversos e investigações adicionais decorrentes dos resultados encontrados incidentalmente e que provavelmente nunca se iriam manifestar clinicamente!

Resumindo, a maioria das pessoas saudáveis, assintomáticas e sem fatores de risco NÃO necessita de ser submetida à realização de exames anuais. 

Objetivos da Consulta de Saúde de Adultos:

Educação para a saúde e hábitos de vida saudáveis;

Prevenção de hábitos nocivos, obesidade, sedentarismo, comportamentos sexuais de risco;

Vacinação;

Abordagem individual no contexto físico, mental, familiar e social.

Rastreios oncológicos e rastreios de doenças sexualmente transmissíveis;

Se pretende agendar uma Consulta de Saúde de Adultos, entre em contacto connosco presencialmente, via telefone ou email.