Cessação Tabágica

Na USF Descobertas disponibilizamos aos nossos utentes uma consulta de prestação de cuidados de saúde à pessoa adulta com tabagismo ativo, cumprindo as indicações do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo da Direção Geral da Saúde (DGS). São realizadas atividades sequenciadas que envolvem a monitorização clínica e a instituição de estratégias e/ou fármacos que promovam a cessação tabágica.

Fumar afeta praticamente todo o organismo humano, constituindo uma das principais causas evitáveis de doenças crónicas não transmissíveis, com destaque para o cancro, as doenças cérebro-cardiovasculares, as doenças respiratórias crónicas e a diabetes mellitus tipo 2.

O consumo de tabaco é um dos mais graves problemas de saúde pública a nível mundial. O tabaco mata atualmente cerca de 8 milhões de pessoas todos os anos, constituindo a primeira causa isolada evitável de doença e de morte prematura nos países desenvolvidos.

O cigarro eletrónico e o tabaco aquecido possuem tóxicos que não existem nos cigarros tradicionais, com riscos acrescidos para a saúde humana, podendo mesmo a vir a causar novas doenças

Benefícios de deixar de fumar:

Deixar de fumar tem benefícios em qualquer idade. O abandono definitivo do tabaco antes dos 40 anos reduz em mais de 90% os riscos para a saúde que lhe estão associados.

Após 20 minutos:
A pressão arterial e a frequência cardíaca voltam ao normal.

Após 12 horas:
Os níveis de monóxido carbono no sangue voltam ao normal.

 

Após 2 semanas a 3 meses:
Começa a respirar melhor e a sentir mais energia. A circulação sanguínea melhora. O risco de enfarte do miocárdio diminui;
O olfato e o paladar melhoram;
Os doentes diabéticos passam a controlar melhor a sua doença.

Após 1 a 9 meses:
Sente um aumento gradual do bem-estar geral, acompanhado de mais vitalidade. A tosse e a falta de ar diminuem e a respiração torna-se mais fácil.

 

Após 1 ano:
O risco de ataque cardíaco diminui para cerca de metade do observado nas pessoas que continuam a fumar.

 

Após 2 a 5 anos:
O risco de acidente vascular cerebral diminui, ficando semelhante ao das pessoas que não fumam;
O risco de cancro da boca, da garganta, do esófago e da bexiga reduz-se para metade, decorridos 5 anos.

 

Após 10 anos:
Corre 50 % menos risco de ter um cancro do pulmão do que as pessoas que continuam a fumar. O risco de cancro do pâncreas e do rim diminuem.

 

Após 15 anos:
O risco de doença coronária é semelhante ao de uma pessoa não fumadora, do seu sexo e idade.

no%20tabaco_edited.png

Objetivos da Consulta de Cessação Tabágica:

Identificação do consumo de tabaco como fator de risco no aparecimento de várias patologias e como causa de morte prematura evitável;

Identificação dos utentes com consumo de tabaco que beneficiem de um programa de acompanhamento personalizado para cessação tabágica;

Fornecimento de ferramentas e estratégias que capacitem cada utente para lidar com os sintomas de privação do tabaco;

Capacitação e responsabilização do utente em relação à sua saúde.

Critérios de admissão:

  • Utentes inscritos na USF Descobertas;

  • Idade ≥ 18 e < 70 anos;

  • Fumar ≥ 10 cigarros por dia.

Critérios de exclusão:

  • Idade < 18 e ≥ 70 anos;

  • Pessoas com pouca motivação na mudança de estilos de vida;

  • Gravidez;

  • Cancro ativo.

Se está motivado para deixar de fumar e pretende agendar uma Consulta de Cessação Tabágica, entre em contacto connosco presencialmente, via telefone ou email.